Qual o factor diferenciador?

Se trabalhas como cabeleireira/o sabes que para sermos bons profissionais devemos estar em constante evolução, tirar formação atrás de formação, corte,  cor, styling, penteados, tendências, tricologia, quimica, moda,visagismo, etc

Nós temos de ter um conhecimento muito abrangente em todas estas áreas, o que por vezes não nos permite ter o foco para um factor que é essencial para construir uma carreira de sucesso!

O desenvolvermo-nos também enquanto pessoas, como eu digo nós antes de sermos cabeleireiros somos pessoas e aqui a inteligência emocional entra em campo!

Nós lidamos diariamente com clientes, umas felizes, outras tristes, outras frustradas… São um misto de emoções com as quais temos de lidar constantemente, agora eu pergunto, onde ficam as nossas próprias emoções?

Nós também sentimos ansiedade, tristeza, frustração, e temos de estar sempre a sorrir e emocionalmente disponíveis para as clientes!

E agora tu perguntas, como lido eu com as minhas próprias emoções e consigo estar bem, sem me entregar a elas e estragar o meu atendimento ou o meu dia por não conseguir controlar o que sinto?

Deixa-me dizer-te que é possível, tudo começa no pensamento, então o primeiro passo é mudares o diálogo que tens contigo mesma!

Segundo podes usar o corpo ao teu favor, sabias que ele produz hormonas de bem estar e prazer quando endireitas as costas e sorris? Podes usar isso como ferramenta!

Podes também começar a ter rotinas que te façam sentir bem, desde exercício, alongamentos, meditação, etc ….

Mas se tens algum desafio, existe sempre algo que possas fazer para teres o estado ideal para o teu atendimento.

Através de um processo de desenvolvimento pessoal podes conquistar o teu poder pessoal.

E é este o factor diferenciador dos profissionais, mais do que o trabalho que executam, é a pessoa que é!!

Desenvolve também as tuas capacidades emocionais a par com as técnicas práticas da função que executas 🙂 

Eu posso ajudar-te 😉

Com amor

Carina Bernardino