O que é sermos Positivos

Sermos positivos e felizes é o que todos queremos, mas não depende das condições que vivemos, depende do nosso estado interno, ser positivo é uma forma de estar, uma emoção, um estado.

E como o nosso estado depende das escolhas conscientes que fazemos diariamente, podemos dizer que ser positivo está verdadeiramente nas mãos de cada um de nós.

O ser humano está em modo de reação 95% do dia, ou seja a parte da mente que está no controlo é o subconsciente, onde estão todas as memórias de tudo o que vivemos e aprendemos desde o momento da nosso nascimento.

Se o ser humano aprendeu, vai repetir consciente ou inconscientemente, então podemos dizer que existem escolhas diárias que fazemos inconscientemente, são os comportamentos que aprendemos que vamos imitar, são as emoções que ficaram por resolver que irão surgir inconscientemente, são as crenças que aprendemos e repetimos na nossa cabeça e a mente acredita que é verdade.

Porque o nosso cérebro não existe para a nossa felicidade e sim para a nossa sobrevivência, o cérebro tem a função de regular órgãos e funcionamento do corpo, para a nossa felicidade temos de ser nós a fazer essa escolha e tomar decisões conscientes, do que temos de fazer e fazer.

Acredito que concordas comigo, agora deixa-me fazer-te uma pergunta, tens algum momento do teu passado que volta e meia vem à tua mente consciente e não consegues sentir paz com essa memória?

Se sim, significa que carregas no subconsciente uma emoção presa no passado, o que significa que esse acontecimento te impede de estar presente aqui e agora a cada momento, que é onde precisamos de estar para nos sentirmos positivos e fazer escolhas conscientes.

Agora nós fazemos uma de três coisas quando estas memórias dolorosas aparecem, uma é abafamos e mudamos o foco mas sufocando a emoção, a segunda forma é reagirmos sobre esse emoção inconscientemente, magoando alguém e a nós mesmos, ou então ficamos presentes com a emoção para poder compreender, reenquadrar e depois transmutar, libertando assim de vez para que aquela emoção não apareça mais ou nos faça reagir da mesma forma.

Se escolhermos a primeira opção, sufocar as emoções só vamos conseguir que se acumule e ganhe mais força da próxima vez que voltar, portanto não resolve.

Na segunda opção é a consequência da primeira, a emoção já é tão forte que não controlamos a nossa resposta automática e reagimos, depois vem o sentimento de culpa entre outras emoções que nos mantêm presos nesse loop emocional que não pára enquanto não avançarmos para o próxima opção que é a presença.

Ficar presente com a emoção é em primeiro lugar, não julgar e permitir sentir a emoção no corpo, por mais doloroso que possa parecer, só depois de libertar é que a sensação vai mudar.

Claro que quanto mais profunda for a cura mais eficaz será, mas começar por ficar presente é o primeiro passo, ter clareza sobre o que sentimos e o queremos sentir em relação a algo é o que nos liberta das crenças, que não são realmente nossas mas sim foram gravadas no nosso subconsciente.

 

Se é no subconsciente que está essa ferida, é lá que precisamos de ir para resolver, cada ser humano tem a sua própria responsabilidade com o seu estado, não é porque o outro disse ou fez….. assim estamos a deixar que essa pessoa tenha o controle do nosso estado interno.

Sartre disse: ” Não importa o que fazem contigo, o que importa é o que tu fazes com o que fazem contigo”

Ficas à espera de uma conversa com alguém que te magoou para encontrares a paz? E que tal começar a ter conversas contigo mesmo e encontrar essa paz dentro de ti? Não é aí, dentro de ti o único sítio onde a vais sentir quando chegares lá??

Muitas vezes quando precisamos de um ombro amigo ou de ajuda nalgum desafio, quais as respostas que recebemos?

-Tens de pensar positivo, vais ver que isso vai passar, depois da tempestade vem a bonança, tem calma, e tantas outras frases que com boa intenção nos são ditas mas que na realidade, em nada nos fazem aprofundar a clareza para verdadeiramente nos sentirmos mais positivos.

Sim a clareza, é um dos fundamentos da vida e a responsável pela nossa realidade, quando alguém nos magoou por exemplo e nós a cada dia pensamos na situação, a nossa mente trás essa memória involuntariamente, não te acontece estares com o foco em algo e do nada, vem um pensamento de alguma coisa dolorosa, uma memória, depois a necessidade de falar sobre isso, principalmente se fores mulher, os homens têm uma tendencia de só falar quando não conseguem resolver algo sozinhos, segundo Jonh Gray que escreveu Os homens são de Marte, as mulheres são de Vénus, um livro fantástico para entendermos as diferenças entre a mente e comportamentos femininos e masculinos,

E essa clareza só vem de uma forma, escolheres ouvires-te a ti mesmo, permitir estar presente com as emoções e intenção de um futuro diferente e melhor.

Ser positivo é uma escolha diária de aceitar e curar em nós o que precisa ser curado e de fazermos escolhas conscientes que sabemos que nos fazem bem, são positivas para o nosso estado interno, logo vão melhorar o relacionamento conosco e com os outros.

Estas escolhas passam por ter hábitos como por exemplo a meditação, hi5 no espelho, intenção matinal, escrever gratidões, afirmações, respiração, ho’oponopono, etc.

Existem tantas opções para escolhemos quais nos fazem sentido e realmente nos trazem um sentido mais aprofundado de quem nós somos, só existe uma condição para elas resultarem na tua vida:

Fazer…. a acção é o que nos leva do ponto A ao ponto B portanto se queres sentir mais positividade na tua vida, se queres preencher a tua vida com mais cor:

Escolhe diariamente ações que te elevem e vai curando as dores emocionais com consciência à medida que elas vão aparecendo.

Garanto que vais encontrar o lado positivo na vida e sentir aquilo que todos os seres humanos querem e almejam, a tão desejada paz interior e positividade perante a vida.

 

Porque o nosso destino será sempre o reflexo da viagem.

 

Com amor

Carina Bernardino